Tudo sobre o Windows 7
Performance
Performance é a palavra chave de tudo (abra-te sésamo), e digamos que o Windows 7 tem um molho de chaves. O sistema chega a ser até 30% mais rápido que o Windows Vista, e alguns % mais rápido que o Windows XP. Numa mesma maquina, os 3 sistemas foram testados, assim, sendo feito um benchmark deles:
Só com os dois gráficos, já da para reparar que o Windows 7 tem posição de destaque em performance. Mas é claro, performance não é tudo, um bom ambiente de trabalho é essencial para que o Windows rode bem, e não como uma carroça. É ai que entra o Aero, já presente no Windows Vista, e melhorado no Windows 7.
Aero, no Windows 7 é melhor!
Aero é o Flip3D, é a borda da janela transparente, é o menu iniciar transparente. Bem, até ai, nenhuma diferença entre o Vista e o 7, mas é ai que o novo sistema sai na frente (na verdade, o Vista saiu na frente, já que foi lançado antes, mas deixa pra lá). Hot Track, Aero Peek, Super Bar, esses são exemplos dos novos recursos que o novo Windows nos traz.
- Hot Track: passando o mouse em cima de um programa que esteja na barra de ferramentas, o Hot Track faz com que o fundo dele fique da mesma cor que predomina no ícone, ou seja, fica muito mais fácil diferenciar as janelas.
- Aero Peek: um recurso fantástico, e básico. Ele faz com que as janelas apareçam transparentes quando você passa o mouse em cima do botão “Mostrar Desktop” e também quando você redimensiona uma janela, assim sendo mais fácil ver o Desktop e saber como a janela irá ficar. Também pode ser usado com as miniaturas (veja na imagem). Já Aero Snap, faz com que a janela seja “inteligente”, isso é, quando você arrasta a janela para a parte de cima do seu monitor, a janela se maximiza.
- Super Bar e Jump List: a novidade mais aguardada e perceptível no Windows 7 é a Super Bar, novidade que deu um novo “look ” ao OS e o deixou muito mais lindo. A JumpList, complementa o super bar, mostrando em forma de menu, os arquivos mais acessados (se você estiver no IE, ele vai mostrar os sites), atalhos, desfixar o programa da barra de tarefas e muitos outros.
Todas essas novidades e mais algumas são conferidas no Aero. Porém, não foi só ele que sofreu alteração, quase todo o Explorer sofreu, principalmente, por causa das bibliotecas!
Bibliotecas (libraries) no Windows 7, livros, músicas e muito mais!
Isso foi, pessoalmente, uma coisa que me surpreendeu bastante. Quantas vezes vocês já se deparou com 4 pastas de músicas em diferentes lugares (ex: uma pasta no C:, outra pasta no C:musicas…)? Bem, isso vai continuar acontecendo no Windows 7, porém agora, você tem a opção de colocá-las em um só lugar, chamado library. O recurso library permite à você adicionar todas as pastas sobre um determinado assunto (foto, músicas, vídeos) todas interligadas em um só lugar, assim sendo mais fácil e rápido se achar.
Vídeos, músicas, vídeos e documentos podem ser armazenados tudo nas libraries, sendo assim, mais difícil de você se perder nas pastas. E as libraries são as únicas pastas que tem um visual “especial” dentro do Windows 7.
DirectX 11, Warp e muito mais…
DirectX 11 é uma promessa da equipe da Microsoft para com seu novo OS. E, o recurso mais fantástico (foi pra ressaltar mesmo), é o WARP. Warp (Windows Advanced Rasterization Platform) é o recurso que só virá para o Windows 7, que faz com que seu processador funcione como uma GPU. Ou seja, usa seu processador como uma placa de vídeo. Com uma CPU de 800 MHz e somente 500MB de memória, já é possível rodar o Warp, que por padrão, virá otimizado. Claro, o Warp não faz milagre, mas veja:
Não importa a região, o Windows 7 tem para todos!
Temas regionais, a frase sozinha lembra um Atlas (não sei porque…), mas na verdade é um “recurso” que o Windows 7 traz. Uma cor para o Aero, e diferentes wallpapers em slide fazem com que os temas regionais sejam únicos! A propósito, o SlideShow de Wallpapers é um outro recurso “inovador” (que vários programas já tinham) do Windows 7. Agora seus papéis de parede podem mudar em um determinado tempo que você escolhe, assim, deixando seu Desktop sempre novo.
E com os novos temas, um novo menu iniciar também aparece. Bem, pelo menos uma parte dele, a parte das tarefas. Agora o menu iniciar mostra os documentos que você tenha salvo recentemente em determinado programa, e algumas funções do programa, como por exemplo, a função de recuperar playlist no Windows Media Player 12.
Novas interfaces, mesmos programas
Principalmente três programas receberam um update no Windows 7: o Windows Media Player 12, o Paint e o WordPad. Os 3 programas além de lembrarem muito o Office 2007, por utilizarem a interface Ribbon, estão combinando muito com o sistema, apesar do Windows Media Player 12 estar (na minha opinião) feio que dói.
Action Center, tudo em um só lugar
Uma coisa muita chata no Windows Vista são aqueles irritantes balões que aparecem. Pelo menos eu perdia em média 80% daqueles balões, mas graças a Deus fizeram a ferramenta para mim no Windows 7! Agora, você pode ter todos os avisos, tanto de segurança como outros em um só lugar, chamado de Action Center, e tudo podendo ser facilmente acessado por uma pequena bandeira na barra de ferramentas (ao lado do relógio).
as versões
- Windows 7 Starter – pacote doméstico básico
- Windows 7 Home Basic – pacote doméstico intermediário
- Windows 7 Home Premium – pacote doméstico completo
- Windows 7 Professional – pacote corporativo básico
- Windows 7 Enterprise – pacote corporativo intermediário
- Windows 7 Ultimate – pacote corporativo completo